Quem sou...

Atendo sob o nome de Karussa, sou natural de São Paulo, capital.

Formada em Administração (UNIP São Paulo) e meus estudos com o Tarô iniciaram-se em meados de 1978. Sou neta de ciganos russos e iniciei meus estudos com minha avó materna.

Comecei a trabalhar com o Tarô em 1995. O uso do Tarô para mim surgiu como uma proposta de renovação em minha vida.

Trabalho com a Cruz Celta dupla, um método que me permite uma leitura mais clara e objetiva. Assim, tenho como orientar melhor os consulentes.

Além das cartas - sua filosofia e estudo - utilizo a Neurolinguistica como coadjuvante em trabalhos terapêuticos.

Gosto de mostrar ao consulente as possibilidades de resolver a situação que o perturba ou orientá-lo como evitar determinados problemas. Não penso que o Tarô pode mostrar somente o futuro, mas o vejo como uma forma de orientação em vários aspectos da vida.

http://www.clubedotaro.com.br/site/v82_0_tarologos.asp
karussatarot@gmail.com


sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Consagrando instrumentos mágicos


Existem várias formas de se consagrar um objeto mágico vou colocar duas formas fáceis e que eu conheço, mas lembre-se, você pode elaborar outras formas de consagração com base nas que eu coloco aqui

Consagrando objetos mágicos 1

Muitas pessoas, nos dias atuais, possuem diversas ferramentas mágicas - baralhos de Tarot, pedras de Runas, Bastões Atlante, Pantáculos, Amuletos, Talismãns, entre uma infinidade de outras coisas.
O que as pessoas que usam esses instrumentos muitas vezes desconhecem, é o fato de que essas ferramentas precisam ser “consagradas”.
E o que é consagração?
É dedicá-las ao uso a que se destinam!
E como isso é feito?
Basta seguir o pequeno Ritual a seguir descrito:
- Mantenha a “ferramenta” sobre uma mesa;
- Sente-se numa cadeira, frente à mesa;
- Acenda um incenso e, com ele, defume o objeto em questão;
- Eleve seu pensamento à Deus, ou conforme sua crença pessoal, pedindo às Forças Superiores que consegrem esse Instrumento de Arte, que você deseja dedicar ao Serviço da Luz;
- Espere o incenso terminar de queimar, guardando, então, o instrumento consagrado;
- De agora em diante, essa instrumento só poderá ser utilizado para a finalidade a que ele foi consagrado;
- Qualquer devio dessa conduta, e você deverá repetir o Ritual de Consagração.
É óbvio que você pode elaborar um ritual bem mais completo e sofisticado mas, para a maioria dos casos, o que ensinei acima é o suficiente.

Consagrando objetos mágicos 2

Ajoelhe-se na frente do seu altar, segure a ferramenta com ambas as mãos, levante-a sobre a cabeça e diga:
"Deus e Deusa, Senhor e Senhora, Pai e Mãe de toda a vida.
Apresento este(nome do objeto) para vossa aprovação e peço que ele seja usado em vosso serviço."
Coloque o objeto no altar e ajoelhe-se por alguns minutos, pensando em como ele será usado. mergulhe os dedos na água salgada e borrife o objeto de todos os lados. Passe-os pela fumaça do incenso, virando-o de modo que todos os lados sejam purificados e diga: "Que a essência da Terra, do Ar, do Fogo e da Água limpe e purifique este(nome do objeto) para que ele seja usado em vosso serviço. Assim seja."
Segure o objeto na palma de ambas as mãos por alguns minutos, concentrando nele todos os seus pensamentos e suas energias, e diga: "Carrego este(nome do objeto) com os milhares de nomes de nosso Senhor e de nossa Senhora e peço que eles o aceitem em seu serviço. Que assim seja."

Horóscopo Xamânico

Para identificar qual é o seu signo no Horóscopo Xamânico utilize como referência o seu dia e mês de nascimento

Data de Nascimento Signo

22/12 a 19/01 Ganso-da-neve (o meu)
20/01 a 19/02 Lontra
20/02 a 20/03 Lobo
21/03 a 14/04 Falcão-Vermelho
20/04 a 20/05 Castor
21/05 a 20/06 Cervo
21/06 a 22/07 Pica-Pau
23/07 a 22/08 Salmão
23/08 a 22/09 Urso-Marrom
23/09 a 23/10 Corvo
24/10 a 21/11 Serpente
22/11 a 21/12 Coruja

Ganso-da-neve (de 22/12 a 19/01)

A Lua da Renovação da Terra Personalidade: Você tem o dom de trabalhar duro, criando condições para que os sonhos se concretizem ainda que, muitas
vezes, esses sonhos pertençam a outras pessoas. Suas qualidades mais evidentes são a prudência, a austeridade, o forte senso de realização, a habilidade
para coordenar, organizar e administrar, bem como a responsabilidade e a honestidade. É ambicioso: uma de suas principais metas é o sucesso financeiro. Seus pontos negativos são a rigidez excessiva, o pessimismo e um certo egoísmo.

Estado Emocional:Tem dificuldade para se soltar emocionalmente. Embora seja capaz de amar de maneira profunda e sincera, nunca se entrega completamente. Sexualidade: Sofisticação e perfeccionismo na busca do prazer.
Desafios: Vencer o medo de enfrentar as novidades; desenvolver sua capacidade de adaptação; aprender a lidar com as emoções.
Desejos inconscientes: Viver com um pouco menos de rigidez do que normalmente acontece; ser muito amado por alguém; tornar-se irresistivelmente sedutor.

Elemento predominante: Terra e Ar.
Vento: Sul. Associado à introspecção
Direção: Sudeste. Você é um realizador, mas deve ser mais ousado.
Planta: Amora.
Mineral: Peridoto.
Animal: Ganso.
Cor: Branco.
Parceiros mais compatíveis: Castor, Urso-Marrom e Corvo.


Lontra ( de 20/01 a 19/02 )
A Lua do Descanso e da Purificação Personalidade: Você não se apega a padrões convencionais. É independente, original e voluntarioso. Há momentos em que se torna um bocado rebelde. Dinâmico, batalha pelas coisas que quer e pode se empenhar em lutas pelo bem da coletividade, pois a consciência social é uma de suas marcas. É criativo, inteligente e dotado de imaginação fértil: por isso, costuma ter um bom desempenho no setor profissional. Preza demais as amizades e aprecia relacionamentos amorosos livres. Seus pontos negativos são o comportamento imprevisível e a dificuldade em controlar seus ímpetos agressivos.

Estado Emocional:Gosta muito de ser livre. Por isso, evita os relacionamentos caracterizados pelo compromisso ou pela posse.
Sexualidade: Aprecia a ousadia e a originalidade erótica.
Desafios: Transformar seus sonhos em realidade; aprender a diferenciar um projeto de vida de uma utopia inalcançável.
Desejos inconscientes: Levar a vida como se o mundo fosse um imenso playground, no qual não houvesse deveres ou amarras; estabelecer relações afetivas múltiplas e livres.

Elemento predominante: Ar.
Vento: Sul. Associado à introspecção.
Direção: Sul. Olhe para o mundo, mas também para si mesmo.
Planta: Samambaia.
Mineral: Turquesa.
Animal: Lontra.
Cor: Prata.
Parceiros mais compatíveis: Corvo, Falcão-Vermelho e Cervo.


Lobo ( de 20/02 a 20/03 )
A Lua dos Grandes Ventos Personalidade: Seus lemas são: doar-se, fazer o bem ouvir, ajudar e perdoar. Dotado de forte energia espiritual, você é intuitivo e costuma enxergar os fatos sob um prisma diferente, com um nível de compreensão profundo que lhe permite criar seus próprios conceitos de certo e errado. É sensível, confia nas pessoas e geralmente age com doçura. Porém, quando se sente ameaçado, reage de forma agressiva e literalmente parte para o ataque". Seus traços negativos são a tendência a querer fugir da realidade e a dificuldade em manter um comportamento coerente.

Estado Emocional: Você sabe amar sem que haja necessariamente um interesse sexual envolvido. Quando se apaixona, faz qualquer coisa para tornar o parceiro feliz.
Sexualidade: Encara o prazer físico como uma comunhão com o espiritual.
Desafios: Tornar-se mais realista; superar a indecisão e a timidez; não se magoar à toa; valorizar-se como você merece, em vez de querer conquistar estima "a qualquer preço".
Desejos inconscientes: Encontrar-se, definindo uma identidade própria (você às vezes tem a impressão de que não sabe ao certo quem é); encontrar uma pessoa
capaz de corresponder plenamente ao amor incondicional que você merece.

Elemento predominante: Ar e Água.
Vento: Sul. Associado à introspecção.
Direção: Sudoeste. Dentro do seu coração estão todas as respostas.
Planta: Tanchagem.
Mineral: Jade.
Animal: Lobo.
Cor: Azul-esverdeado
Parceiros mais compatíveis: Pica-pau, Urso-Marrom e Serpente.


Falcão Vermelho ( de 21/03 a 19/04 )
A Lua das Árvores em botão Personalidade: A pessoa nascida sob o signo do Falcão Vermelho é ativa, impetuosa e vigorosa. Tal como a ave que simboliza o seu signo, ela segue independente, rasgando os céus em busca de novos horizontes. É determinada e cheia de ousadia. Nunca se acomoda e luta para alcançar seus objetivos, mas, como a persistência não é o seu forte, existe o risco dela desistir do seu intento no meio do caminho. Quando o nativo de Falcão Vermelho direciona corretamente suas energias, ela se torna capaz de superar qualquer desafio.

Estado Emocional: É movida pelas paixões. Seus sentimentos são violentos, fortes, marcantes. Mas, como esse nativo ama sobretudo a si mesmo, ele raramente sofre por causa de alguém.
Sexualidade: Natureza arrebatadora e apaixonada Desafios: Desenvolver a paciência e a perseverança; superar o egoísmo.
Desejos inconscientes: Deixar alguma "marca pessoal" no mundo, que faça seu nome ser lembrado para sempre; superar as próprias limitações, alcançando destaque em vários setores.

Elemento predominante: Fogo.
Vento: Leste, associado ao Sol nascente
Direção: Sudeste Você é um iniciador por natureza, mas deve controlar seus ímpetos.
Planta: Dente-de-leão
Mineral: Opala.
Animal: Falcão.
Cor: Amarelo-limão.
Parceiros mais compatíveis: Salmão e Coruja


Castor ( de 20/04 a 20/05 )
A Lua do Retorno dos Sapos Personalidade: A perseverança é uma de suas melhores qualidades. Você jamais desiste das coisas que quer por isso, tem grandes chances de se realizar e ser bem-sucedido. No entanto, precisa tomar cuidado para não resvalar para a teimosia, que talvez o levasse a insistir em coisas sem futuro. O equilíbrio, a disciplina, a determinação e a coragem são alguns de seus principais atributos. É importante que você se esforce para superar a possessividade e o ciúme exagerado.

Estado Emocional: Você valoriza demais a segurança. Por isso, busca relacionamentos sólidos, e gosta de se sentir estável em todos os setores da sua vida.
Sexualidade: É doce e coloca o prazer do parceiro em primeiro plano
Desafios: Amar sem se sentir "dono" da pessoa amada; aprender a abrir mão das coisas, a renunciar e a repartir.
Desejos inconscientes: Tornar-se mais livre; atingir um conforto material que lhe permita realizar todos os seus sonhos.
Elemento predominante: Terra e Fogo

Vento: Leste, associado ao Sol nascente.
Direção: Leste. Você deve buscar o autoconhecimento
Planta: Azedinha.
Mineral: Jaspe.
Animal: Cobra
Cor: Amarelo-dourado
Parceiros mais compatíveis: Pica-pau, Urso-marrom e Ganso-das-Neves


Cervo ( de 21/05 a 20/06 )
A Lua do Plantio do Milho Personalidade: Você alterna momentos de profunda sensibilidade com outros de mera superficialidade. Os seus traços positivos são a inteligência, a versatilidade, a rapidez, o bom humor, o poder de comunicação e a capacidade de sempre enxergar o lado positivo dos acontecimentos. Os negativos são a inconseqüência e uma certa inclinação à preguiça.

Estado Emocional: Você está sempre às voltas com a indecisão. Isso também acontece na vida a dois: pode ser que você se veja dividido entre um relacionamento mais sério e outro mais prazeroso, ou entre uma nova paixão e um romance antigo e estável. Sexualidade: Oscilante, com momentos de paixão alternados com desinteresse Desafios: Superar sua natureza desconfiada; desenvolver a autoconfiança
Desejos inconscientes: Atingir uma sabedoria superior, que lhe permita "compreender" a verdade de uma maneira mais profunda; libertar-se da rotina.

Elemento predominante: Ar e Fogo
Vento: Leste, associado ao Sol Nascente.
Direção: Nordeste. Definir-se: este é o seu caminho.
Planta: Mil-folhas.
Mineral: Ágata.
Animal: Cervo.
Cor: Alaranjado
Parceiros mais compatíveis: Corvo e Lontra.

Pica-pau ( de 21/06 a 22/07 )
A Lua do Sol Intenso Personalidade: Você é extremamente sensível e tende a colocar as emoções acima da racionalidade. As pessoas admiram sua coerência, sua doçura e seu jeito simpático. A criatividade é seu grande trunfo, principalmente na vida profissional. Além disso, graças à sua devoção, você sempre encontra forças para superar as adversidades. Seus traços negativos são a possessividade, a tendência a se magoar muito facilmente e o humor oscilante.

Estado Emocional: Depende muito das relações afetivas para ser feliz; de natureza nostálgica, prende-se aos relacionamentos e pensa muito no passado.
Sexualidade: Fortíssima, atribui grande importância ao prazer.
Desafios: Conquistar a independência e encontrar a estabilidade emocional.
Desejos inconscientes: Encontrar a plenitude dentro de si mesmo, sem depender de ninguém para ser feliz; tornar-se necessário", e se possível indispensável", à vida de alguém.

Elemento predominante: Água
Vento: Norte. Simboliza a lucidez.
Direção: Noroeste. Você deve aliar a razão e a emoção.
Planta: Rosa.
Mineral: Quartzo-rosa.
Animal: Pica-pau.
Cor: Rosa.
Parceiros mais compatíveis: Serpente, Lobo e Castor


Salmão ( de 23/07 a 22/08 )
A Lua dos Frutos Maduros Personalidade: Você é um líder ao mesmo tempo autoritário e generoso, que sabe se impor e conquistar o respeito daquele que o cercam. Ativo e dominador, é um realizador nato: não se conforma com o fracasso e luta com todas as suas forças para ter seu talento reconhecido. Seus traços negativos são a vaidade excessiva, a arrogância, a intolerância e a tendência de se apegar demais aos seus próprios conceitos de certo errado, sem dar aos outros a chance de exporem seus pontos de vista. Mas essas deficiências são largamente compensadas pelo seu intenso brilho pessoal e por sua inteligência refinada.

Estado Emocional: Você é dado a sentimentos intensos Sexualidade: Possui temperamento sensual e apaixonado
Desafios: Exercer a autoridade sem proceder com autoritarismo
Desejos inconscientes: Ser amado e admirado pelas pessoas que o cercam; ser reconhecido não apenas pelos seus talentos, mas também pela sua generosidade

Elemento predominante: Fogo e Água
Vento: Norte. Simboliza a lucidez.
Direção: Norte. A objetividade é a chave para a solução dos seus problemas.
Planta: Morango silvestre.
Mineral: Granada.
Animal: Salmão.
Cor: Vermelho.
Parceiros mais compatíveis: Coruja e Falcão-Vermelho.


Urso-Marrom ( de 23/08 a 22/09 )
A Lua da Colheita Personalidade: Você preza demais o trabalho. Alegra-se em executar corretamente suas tarefas e tem como finalidade "alcançar a perfeição". Por isso, mesmo sabendo que todo mundo erra, você se tortura com a mera possibilidade de falhar. Até se estressa, de tanto que se preocupa em manter um excelente desempenho! Detalhista, observa tudo minuciosamente e capricha pra valer. Comporta-se com modéstia e não faz questão de colher os louros da vitória, preferindo pegar "sua parte" em dinheiro. Seus traços negativos são a mania de exigir demais dos outros e uma certa tendência à hipocrisia.

Estado Emocional: A ternura é sua característica mais marcante
Sexualidade: Desejo intenso, mas existe uma certa tendência a se retrair.
Desafios: Relaxar um pouquinho e não ficar o tempo todo se comparando com os outros.
Desejos inconscientes: Tornar-se "perfeito"; viver um romance no qual você seja absolutamente "tudo" para a outra pessoa.


Elemento predominante: Terra e Água
Vento: Norte. Simboliza a lucidez.
Direção: Nordeste. Definir-se: este é o seu caminho
Planta: Violeta.
Mineral: Topázio
Animal: Urso.
Cor: Marrom e Violeta
Parceiros mais compatíveis:Ganso e Castor.



Corvo ( de 23/09 a 23/10 )
A Lua do Vôo dos Patos Personalidade: Você é um iniciador por natureza. Porém, em virtude da sua indecisão, raramente transforma seus planos em realidade. A lealdade, a inteligência e o respeito pelo próximo são algumas das qualidades que mais sobressaem em você, bem como o seu charme e delicada sensualidade. Sensível, possui um forte senso artístico e preza a beleza em todas as suas formas e manifestações. Precisa superar a tendência ao rancor.

Estado Emocional: Você é sensível e se esforça para tornar seu parceiro feliz
Sexualidade: Atribui grande importância ao prazer físico.
Desafios: Agir com determinação; desenvolver o senso de responsabilidade e definir metas
Desejos inconscientes: Encontrar o "par perfeito"; viver num mundo plenamente harmonioso, onde não existam discórdias ou diferenças.

Elemento predominante: Ar e Terra.
Vento: Oeste. Associado ao Sol poente.
Direção: Nordeste.
Definir-se: este é o seu caminho.
Planta: Hera.
Mineral: Azurita.
Animal: Corvo.
Cor: Azul.
Parceiros mais compatíveis: Lontra e Cervo


Serpente ( de 24/10 a 21/11 )
A Lua dos Primeiros Gelos mostra a personalidade: Você coloca as emoções em primeiro plano. Mas isso não quer dizer que seja incapaz de agir de forma racional -
quando quer, você traça seus planos minuciosamente e é capaz de se mostrar um tanto frio e implacável. Gosta de pesquisar, de se aprofundar nos detalhes dos assuntos que despertam seu interesse, de ensinar e de aprender. Não é paciente, mas mostra-se solícito quando pedem sua ajuda. Tem boa criatividade e inteligência aguda. Embora ambicioso, é muito ético e raramente lança mão de recursos escusos para realizar suas metas.

Estado Emocional: Você não demonstra claramente seus sentimentos, mas estes são sempre profundos e intensos. O mistério é sua característica mais marcante.
Sexualidade: Intensa e marcante Desafios: Libertar-se das experiências desastrosas, abrindo-se para o novo; viver com um pouco mais de leveza, sem enxergar os problemas onde eles não existem.
Desejos inconscientes: Formar vínculos (de amor, amizade, etc.) que sejam baseados não apenas nos sentimentos, mas numa espécie de aliança espiritual; compreender os mistérios que o cercam (isso talvez o leve a se dedicar aos estudos de
ciências ocultas).

Elemento predominante: Água e Terra.
Vento: Oeste. Associado ao Sol poente.
Direção: Oeste. Você deve buscar os conhecimentos ocultos.
Planta: Cardo.
Mineral: Ametista.
Animal: Serpente.
Cor: Violeta.
Parceiros mais compatíveis: Pica-pau e Lobo

Coruja ( de 22/11 a 21/12 )
A Lua das Grandes Neves Personalidade: Se fosse para definir seu modo de ser numa única palavra, bastaria dizer: "independente". Mesmo que você tenha milhões de deveres e se comporte da maneira mais sensata e responsável do mundo - e você realmente faz isso - a verdade é que, lá no íntimo, você se sente absolutamente livre. Por isso, não admite que ninguém se julgue com "direitos" sobre você. Versátil, adapta-se facilmente às novas situações e até aprecia lidar com as grandes mudanças. Adora viajar, conhecer pessoas e culturas diferentes. Além disso, tem um caráter bastante firme. Os pontos que você precisa superar são: o gosto pela polêmica, a falta de tato e uma certa tendência a fazer corpo mole (sobretudo quando se trata de executar alguma tarefa da qual você não goste).

Estado Emocional: Você preza a fidelidade e acredita que o amor precisa ter um quê de amizade para dar certo.
Sexualidade: Estilo aventureiro, sempre em busca de novas sensações.
Desafios: Aprender a conciliar; entender que as pessoas podem ser mais "lentas" do que você - e respeitar essas diferenças.
Desejos inconscientes: Vencer todos os limites; descobrir ou fazer alguma coisa incrível, que possa mudar sua vida para sempre
Elemento predominante: Fogo e Terra
Vento: Oeste. Associado ao Sol poente.
Direção: Sudoeste. Você deve aliar a ação ao conhecimento.
Planta: Erva-de-passarinho.
Mineral: Obsidiana.
Animal: Coruja.
Cor: Dourado.
Parceiros mais compatíveis: Falcão-Vermelho e Salmão

Textos interessantes...


CICLO LUNAR OU FASES DA LUA

Márcia Mattos - Astróloga

Entre os povos antigos, o Sol e a Lua eram adorados como deuses, já que eram fontes supremas da energia que fluía para a terra. O período da Lua Nova era sagrado, pois o Deus Sol e a Deusa Lua eram um só. Envolvida pela luz do Sol, a Lua ficava carregada de seu poder vital. Na medida em que a Lua crescia, ela gradualmente refletia e distribuía a luz do Sol para a terra, marcando o período fértil e destinado ao crescimento.Na fase Cheia, a Lua se tornava igual ao Sol, liberando para a terra a sua força total de transmissão do poder do "astro-rei". Então, como que exausto de tanta atividade, ela começava a minguar. Na terra, a vitalidade decaía, esperando a renovação da fertilidade quando os dois deuses estivessem unidos outra vez. Para os antigos, os ciclos lunares acabavam por se transformar no calendário celeste. A contagem das luas se tornou o fundamento para nossa idéia atual de mês e a estrutura interna ou as fases da Lua se tornaram um fundamento da nossa idéia atual de semana. Para eles, o tempo era cíclico, estruturado em fases, e cada uma tinha determinada qualidade e características próprias, que tornava algumas atividades apropriadas para algumas fases e impróprias para outras.As fases da Lua se referem à relação entre o Sol e a Lua do ponto de vista da terra.

A Lua Nova

Inaugura um novo ciclo. É a semente do ciclo lunar que começa. O mapa astrológico levantado para a Lua Nova é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima. Simboliza um novo impulso ou oportunidade para crescimento. No entanto, o ciclo que se inicia não começa de um só golpe. A princípio, sente-se um alívio ou libertação das pressões do mês anterior, mas aquilo que vai ser desenvolvido durante o mês que se adianta emerge gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver ainda não é um fato real, mas apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores. O signo do zodíaco onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.

O Lua crescente

Indica um crescimento (começado na Lua Nova) que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos o assuntos não resolvidos no passado. Idealmente, esse seria um período para vencer os obstáculos não resolvidos. É, aliás, o que deve acontecer se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. O quarto crescente nos aponta um quadro de necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas aqui e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar. Aqui, o que quer que esteja sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Há emergência, independência, atividade e comprometimento. Não é hora de fugir.

A Lua Cheia

Culminam a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos (durante a fase crescente) as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.

Lua Minguante

Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua Minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências, deve ser deixado de lado. O momento aqui é ultra favorável a "insights". Questionando posicionamentos antigos, poderemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período "semente" entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.

Trecho da apostila "A Lua: seus múltiplos significados e atributos", da astróloga Márcia Mattos.











O PERDÃO

Não existe nada mais difícil do que o perdão. Nada. E aqui, é bom sempre deixar claro, não estou me referindo ao perdão vulgar, aquele em que a vovó passa a mão na cabeça do netinho que acabou de quebrar um caríssimo vaso de cristal ao brincar de bola dentro do apartamento. Perdão – com “p” maiúsculo.
Não sou cristão por um motivo simples: não consigo acreditar em algumas premissas básicas do cristianismo, como a divindade de Jesus e a Ressurreição. Isso não me impede de admirar o Homem de Nazaré. Até porque, como a grande maioria dos brasileiros, tive, na infância, uma educação católica.
Nos últimos dias, tenho pensado muito sobre algumas frases derradeiras de Jesus Cristo. Na cruz, por exemplo, ele pede ao Pai que perdoe as pessoas, porque elas não sabiam o que estava fazendo. Uau! Não se trata somente de uma fala de mártir e nem tampouco de perdão em estado bruto; é preciso reconhecer um bocado de orgulho na frase. Sim, porque se “eles” não sabem o que fazem é porque “eu” sei o que estão fazendo de errado. Sabedoria esta, tenho de reconhecer, própria de um Deus humano.
Sou humano, sem pretensões de me tornar Deus. Mas o perdão que sou capaz de dar, infelizmente, passa pela mesma idéia: a constatação do erro e, posteriormente, da ignorância que a ele conduz. Não é algo nobre. E dói. Ah, como dói.
Um dos problemas desta postura algo arrogante de quem perdoa porque entende é que ela nos leva a um poço fedido de desespero seco. Por uma destas coincidências que me recuso a acreditar que sejam fruto do acaso, ontem estava lendo A Arte de Se Salvar (Imago), de Nilton Bonder. Logo no início, me deparo com um interessante raciocínio que coloca Desespero e Fé em patamares semelhantes, sendo que o primeiro dá início ao Cinismo, enquanto a segunda nada mais é do que uma forma superior de Liberdade.
O perdão que, hoje, sou capaz de dar me conduz ao Cinismo. Que se manifesta até fisicamente: o silêncio, o queixo algo empinado, o olhar vazio. Quero – e tenho trabalhado para isso – poder oferecer a meus algozes, cientes disso ou não, o perdão da Fé, que é libertário.
Há momentos, sinto, em que sou tocado por este verdadeiro Dom: por um átimo, entendo que a crucificação é um fato, saibam ou não o que estão fazendo. Eu os perdôo quando desprezo o que é motivado pela ignorância. Pode parecer contraditório, até, mas o fato é que é mais fácil perdoar quando se sabe o que realmente motiva algum ato de violência. A ignorância é a mais débil das desculpas.
Mas… e quanto ao passado? Como perdoar o que se tem gravado a sangue na memória? E como perdoar sem ser tomado pelo Desespero que conduz ao Cinismo? Para mim, isto tudo ainda é um mistério. Sei que a resposta do enigma passa pela compreensão absoluta de que os homens são livres – inclusive para se magoarem. Apenas não sei, ainda, como combinar no anagrama perfeito as letras desta tal Liberdade.

http://www.polzonoff.com.br/o-perdao.htm









O GUERREIRO DA LUZ E SEUS DEMÔNIOS

O guerreiro da luz passa a acreditar que é melhor seguir a luz. Ele já traiu, mentiu, desviou-se do seu caminho, cortejou as trevas. E tudo continuou dando certo - como se nada tivesse acontecido. Mas agora ele quer mudar suas atitudes.Ao tomar esta decisão, escuta quatro comentários: "Você sempre agiu errado. Você está velho demais para mudar. Você não é bom. Você não merece".Então olha para o céu. E uma voz diz: "bem, meu caro, todo mundo já fez coisas erradas. Você está perdoado, mas não posso forçar este perdão. Decida-se".O verdadeiro guerreiro da luz aceita o perdão, e passa a tomar algumas precauções.Um novo passo em falsoComo nada muda da noite para o dia, o guerreiro dá um novo passo em falso e mergulha mais uma vez no abismo. Os fantasmas o provocam, a solidão o atormenta. Como agora tem mais consciência de seus atos, não pensava que isto fosse tornar a acontecer.Mas aconteceu. Envolto pela escuridão, ele se comunica com seu mestre."Mestre, caí de novo no abismo", diz . "As águas são fundas e escuras""Lembra-te de uma coisa", responde o mestre. "O que afoga não é o mergulho, mas o fato de permanecer debaixo d'água".E o guerreiro usa o resto de suas forças para sair da situação em que se encontra.Tendo cuidado com os comentáriosUm guerreiro sabe que as trevas utilizam uma rede invisível para espalhar seu mal. Esta rede pega qualquer informação solta no ar, e a transforma em intriga. Tudo que é dito a respeito de alguém, sempre termina chegando aos ouvidos dos inimigos desta pessoa, acrescido da carga tenebrosa de veneno e maldade.Por isso o guerreiro, quando fala das atitudes de seu irmão, imagina que ele está presente, escutando o que diz. Assim, desenvolve a arte da prudência e da dignidade.E fica cada vez mais perto da luz que entrou pela sua janela, e agora ilumina toda sua alma.

Mago Paulo Coelho emManual do Guerreiro da Luz

Teste