
O Tarot é constituído de 78 arcanos, divididos em dois grupos;
22 arcanos Maiores, um conjunto de simbolos estruturados com atributos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade ornamental.
56 Arcanos Menores, um conjunto de simbolos estruturados com atributos sinalizadores e secionados em quatro níveis, caracterizando-se pela simplicidade.
Os arcanos maiores se reportam à mente abstrata, ao mundo subjetivo, aos poderes da criação, diretos e árbitros, que a consciência manipula para seu universo, os arcanos menores se lançam a mente racional, ao mundo objeto, aos poderes da concretização, independente da vontade e ação de primeiros.
Um se relaciona com a formação da vida e o outro com a manifestação da forma. Ambos os caminhos explicam a trajetória do homem, de seu nascimento à morte; ou a criação do próprio universo , de seu despertar ao seu adormecer, ou ainda as vias percorridas em algumas situações especifica, seu avanço ou retrocesso, seu declínio ou progresso. Essa concepção estrutural é fácil de ser entendida.
22 Arcanos Maiores
Os arcanos maiores são estruturados com 21 arcanos numerados e 1 arcano sem numero totalizando 22 arcanos; todos contem nome e simbologia extremamente diferentes um do outro. Eles formam uma cadeia simbólica, individual e evolutiva, sempre com o arcano numericamente sucessor: o arcano 1, O MAGO (livre-arbítrio, inicio), evolui simbólica e sintomaticamente, com todos os acertos e ou erros presumíveis de uma trajetória para o arcano 2 A Sacerdotisa (reflexão,passividade) que por sua vez, evolui para o arcano 3 A Imperatriz (dedução, desenvolvimento) e assim sucessivamente ate o ultimo arcano numerado – o Arcano 21 O mundo (conclusão, realização).Complementando o circuito surge o Arcano Sem Numero ,O Louco (nada, vácuo), revelando-se um elo de ligação entre o arcano 21 e o arcano 1 para a formação de uma nova fase de ação e ou desejo; este processo simboliza uma ponte entre o fim e o começo, o passado e o futuro, a continuidade da vida. Todos os arcanos maiores se reportam ao eterno ciclo natural da existência; o começo- meio-fim.... nascimento... começo-meio-fim.... e assim eternamente na vida humana e cósmica.
As condições dos ornamentos e sintomas das figuras são pontos imprescindíveis para uma compreensão geral:
O arcano Sem Numero mais os arcanos de 1 a 9 ocupam simbolicamente funções sociais (status) e os personagens estão bem vestidos (poder pessoal). Estão plenamente paramentados de acordo com seu status social; coroa, chapéu, cetro, trono, espada (poder sócia, satisfação do ego, autoridade, força) ocupam toda a carta. Simbolizam a força consciente pessoal e ou coletiva.
Nos arcanos de 10 ao 16 mesclam-se figuras humanas de roupas simples (sem poder pessoal ou status).com simbolos transcendentais (novos paradigmas).Não há coroas, cetro ou trono (sem poder social ou força) e as pessoas surgem cada vez menores no contexto da carta (dissolução).simbolizam a força inconsciente pessoal e ou coletiva.
Nos arcanos 17 ao 21 todas as figuras humanas estão nuas (liberdade pessoal) e proporcionais em relação a natureza (harmonia, autoconhecimento). Pela primeira vez o céu é retratado (compreensão dos limites) e as pessoas se tocam ou se regozijam (vida plena, respeito). Simbolizam a força equilibradora pessoal e coletiva.
As roupas simbolizam o Status social, uma conduta imposta pelas castas dominantes.
Estar nu ou seminu simboliza libertação social e mudança de paradigma. Assim quando analisarmos do arcano Sem numero, passando para o arcano 1 O mago ate o arcano 16 A Torre em todos as arcanos há figuras vestidas e teremos uma evolução gradativa de mudanças pessoais e rompimentos com os conceitos dogmáticos, preconceitos e idealizações amorfas. Surgem então do arcano 17 ao arcano 21 as figuras nuas do tarô , significando uma vida nova, libertação do passado, e repletas possibilidades verdadeiras e sólidas. Contudo um novo ciclo surgirá, mudando os rumos por completo através do arcano Sem numero , O Louco, e assim sucessivamente...