Quem sou...

Atendo sob o nome de Karussa, sou natural de São Paulo, capital.

Formada em Administração (UNIP São Paulo) e meus estudos com o Tarô iniciaram-se em meados de 1978. Sou neta de ciganos russos e iniciei meus estudos com minha avó materna.

Comecei a trabalhar com o Tarô em 1995. O uso do Tarô para mim surgiu como uma proposta de renovação em minha vida.

Trabalho com a Cruz Celta dupla, um método que me permite uma leitura mais clara e objetiva. Assim, tenho como orientar melhor os consulentes.

Além das cartas - sua filosofia e estudo - utilizo a Neurolinguistica como coadjuvante em trabalhos terapêuticos.

Gosto de mostrar ao consulente as possibilidades de resolver a situação que o perturba ou orientá-lo como evitar determinados problemas. Não penso que o Tarô pode mostrar somente o futuro, mas o vejo como uma forma de orientação em vários aspectos da vida.

http://www.clubedotaro.com.br/site/v82_0_tarologos.asp
karussatarot@gmail.com


terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Iridologia








Iridologia é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos decodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa. A iridologia é simples, econômica e não agressiva. Pode-se detectar na íris, desde a resistência genética do indivíduo ao grau de vitalidade do seu organismo, o grau de oxigenação e alimentação dos seus tecidos, o grau de acúmulo de toxinas e estagnações nos seus tecidos e órgãos, Afecções agudas, subagudas, crônicas e degenerativas. Comprometimento e integridade dos seus tecidos e órgãos, bom ou mau funcionamento dos sistemas (digestivo, absortivo, excretor, circulatório, glandular, etc.); grau de intoxicação ou acúmulo de toxinas no organismo bem como deficiência de nutrientes e ainda quais os , órgãos ou sistemas mais atingidos.



Íris e a Intoxicações por Produtos Químicos



Nos últimos 20 anos estamos verificando o aumento de produtos químicos invadindo nossos lares e nossas vidas. Tenho acompanhado a evolução da beleza e em muitos casos a intoxicação está acontecendo na maioria das vezes em lares ou nos salões de beleza, começando com quem manipula as infinidades de produtos usados para os vários tipos de cabelo, corpo, unhas, olhos e etc. As químicas encontradas nas tinturas estão intoxicando vários profissionais como cabeleireiras, manicures, esteticistas, pois as formulações dos produtos em contato com o secador de cabelo geram uma poluição química altamente intoxicante, que é inalada pelo profissional, causando uma série de dano no sistema respiratório, sistema nervoso, em alguns casos levando quem manipula, a ficar com uma série de sintomas dos quais vou citar para vocês comprovarem por si mesmos:
Dores de cabeça, ânsia de vomito, tonturas, euforias e alguns casos depressão, arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, boca seca, visão borrada, confusão mental, rinite alérgica, etc. Vários profissionais têm relatado estes sintomas em meu consultório e tenho constatado e visto em meu exame de íris as várias intoxicações deixadas por produtos ligados à beleza de forma em geral.



Organismo Intoxicado

A íris apresenta-se recoberta, total ou parcialmente, por coloração de aspecto viscoso entre o amarelo e o acastanhado, dependendo do grau de intoxicação orgânica. Significa acúmulo de muco (ativo ou inativo), congestionando e dificultando o funcionamento dos órgãos e tecidos sobre os quais se encontram. Toxinas em geral são depositadas nestas áreas, dificultando o metabolismo, a oxigenação e as eliminações, induzindo a vitalidade cada vez menor.

Além disto tenho observado que a maioria destes profissionais tem uma tendência para o fumo e o álcool, será que a inalação química induz ao consumo destes venenos...? , ou por causa desta química inalada, deixa estes com uma baixa imunidade?, sabemos que a baixa imunidade nos deixa com uma baixa auto estima, pois estas químicas são altamente nocivas a saúde, já no caso de quem consome pode ocorrer: "O uso freqüente de produtos químicos pode causar irritação e alergia no couro cabeludo, enfraquecimento do pelo que fica partido e até rarefação dos pelos, a dermatite seborréica prévia pode ficar mais intensa ou apresentar grande irritação. As concentrações de formol utilizadas entre 10 e 20 % não são prejudiciais à saúde. Além deste limite, as mulheres podem desenvolver outras doenças. As pessoas que tem asma brônquica podem desenvolver uma crise de "falta de ar" durante ou logo após a aplicação. Também pode ocorrer rinite e laringite. Tem sido observado quadros de leucopenia (diminuição de glóbulos brancos) reversíveis com a suspensão do uso do formol. O futuro destes produtos é incerto, mas existe uma busca incessante por formulações cada vez mais seguras e efetivas. Todo produto químico implica numa reação local que varia de pessoa para pessoa. Mas toda substância química pode apresentar efeitos tópicos e até sistêmicos variáveis em intensidade e gravidade. Um estudo americano mostra que o risco de contrair um câncer da bexiga dobra para as pessoas que tingem o cabelo em média uma vez por mês. Explicação: os produtos contidos nas tinturas passam para o interior dos cabelos e depois para o sangue, para serem finalmente retidos na bexiga. (Viva!, Maio 2004)
A maioria destes profissionais tem o sangue ácido, todo ser humano com o sangue ácido por alimentação errada ou inalação de produtos químicos, cigarro, stress, medo, síndromes, etc, baixa sua imunidade gerando uma má oxigenação no sistema circulatório. No mundo da química as substâncias, quando dissolvidas em meio aquoso, classificam-se como ácidas ou alcalinas. Substâncias ou meios ácidos são aqueles com excesso de carga positiva, e alcalinos são aqueles com excesso de carga negativa.
Para simplificar, na química, usa uma unidade de medida desta acidez ou alcalinidade que se chama de "pH". Assim, existe uma escala de pHs que varia de zero a 14, onde:
pH = zero -> indica o máximo de acidez ou carga positiva;
pH = 7,00 -> indica a neutralidade;
pH = 14 -> significa o máximo de alcalinidade ou carga negativa.
Dentre todos os líquidos do corpo, o sangue, pelas suas funções de mediador, solvente, provedor e agente de ligação entre os órgãos e tecidos, é o mais importante.
A faixa ideal de pH do sangue humano está entre 7,36 a 7,42; portanto, levemente alcalino.
Qualquer variação brusca no pH sangüíneo compromete não só o estado de consciência do Ser, como a sua própria vida. Se o pH do sangue baixa a um valor de 6,95 (levemente ácido), a pessoa poderá entrar num estado de coma, e, no outro extremo, um sangue humano com pH a partir do 7,7 irá desencadear um estado de extrema irritação, espasmos, propensão à tetania e convulsões. A qualidade de vida de uma célula está diretamente relacionada ao pH do sangue que a irriga continuamente. Qualquer diminuição no pH do sangue, que é a situação mais comum em nossa sociedade, irá refletir-se na desvitalização das células, ou seja, células com vida mais curta e, necessariamente, envelhecidas. A enfermidade não prospera num sangue adequadamente alcalino. Na nossa observação Iridológica associando a Naturopatia e a Terapia Ortomolecular pode mudar este quadro, primeiro orientando uma nova consciência alimentar, pelo qual podemos ensinar quais alimentos sobrecarregam o sangue. Os sais minerais são os mais potentes modificadores do pH dos nossos líquidos corporais, funcionando como instrumentos de manutenção da saúde celular, alcalinizando ou acidificando, conforme a necessidade do organismo.
Cálcio, ferro, zinco, sódio ,magnésio, potássio e manganês são fortes alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores.
Cloro, enxofre, fósforo, iodo, bromo, flúor, cobre e sílica são poderosos agentes acidificantes. Todos eles são necessários à saúde humana, mas precisam estar em equilíbrio para que o pH resultante seja, levemente alcalino. Por outro lado o stress, depressão, ansiedade, angústia, críticas, competição, desidratação, deixam nosso organismo acidificado em poucos segundos.
Já um organismo alcalinizado, tende a ter sentimentos e emoções prazerosos.
Através de técnicas como a Meditação, a Bioenergética, Massagem, Renascimento, Quiroprática, Respiração Consciente, comprovamos em nossa clínica com os nossos grupos de crescimento, a mudança em cada participante, principalmente no seu pH.





Rosário Linfático


São manchas esbranquiçadas, pequenas, semelhantes a contas de um rosário, enfileiradas, formando halos ou arcos no interior da íris. Surgem, geralmente, na 6ª camada e indicam dificuldade na circulação linfática, estagnação de congestão de órgãos e tecidos linfóides (amídalas, gânglios, apêndices, baço etc, ou seja, os órgãos atingidos pelo acúmulo de catarro decorrente de reações alérgicas intensas, não necessariamente aparentes), visto em pessoas que lidam com produtos químicos.

Numa cultura obcecada pela juventude e beleza, tingir os cabelos é considerado uma exigência social. Três entre cinco mulheres com idade entre 18 e 55 anos, regularmente passam cremes de cheiro forte, loções e géis na cabeça, agradecidas pela solução mágica, imediata e econômica para o desejo de ser algo ou alguém diferente. A realidade é que essas tinturas são uma mistura agressiva de substâncias químicas tóxicas, incluindo solventes ácidos — apropriados para a limpeza de banheiros — bem como alcatrão e outras tintas mutagênicas e cancerígenas. No livro de Pat Thomas, “Cleaning Yourself to Death” (Você se mata de tanta limpeza), e a questão foi reforçada, quando uma mulher inglesa morreu tragicamente de choque anafilático, após pintar os cabelos. Estamos alertando os profissionais como também os consumidores pois, temos a responsabilidade em dividir nossa opinião e ajudarmos na substituição dos mesmos por produtos menos agressivos ou mesmo naturais por assim dizer. Em contra partida temos visto que várias químicas caseiras tem deixado resíduos nos organismos, Dr. Warren M. Levin, diretor de Integrative Medicine de Connecticut e de Nova Iorque, em suas conferências prova, com referências, que a pele sendo o órgão mais amplo do organismo — e como a pele é permeável — as substâncias tóxicas não prejudicam apenas a própria pele, mas penetram também no organismo, provocando problemas internos. É muito importante, que o consumidor esteja mais bem informado sobre o efeito das substâncias químicas contidas nos produtos usados para cuidar da pele, nos cremes dentais e dentifrícios, nos desodorante, nos cosméticos e na limpeza caseira. Em 1985 um relatório da EPA, Envionmental Protection Agency, concluiu que "as substâncias tóxicas contidas nos produtos de limpeza da casa causam, provavelmente, três vezes mais câncer do que a poluição externa" e a Consumer Product Commission divulgou em 1997 que "150 produtos químicos comuns utilizados no lar foram relacionados a alergias, defeitos congênitos, câncer e anomalias psicológicas."
Por isso tenho chamado a atenção sobre ler os rótulos e se caso não souber do que se trata ou o que possa causar em nosso organismo, temos que entrar em contato com o fabricante, pois o mesmo tem que nos informar ou nos enviar uma cópia de um laudo sobre aquele produto ou aqueles produtos. A cada dia têm–se lançado no mercado de beleza vários produtos do qual não sabemos sua procedência. Caso tenha dúvida se o produto tem autorização para ser comercializado, se estão de acordo ou não, é só consultar o site da ANVISA
( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), http://www.anvisa.gov.br/ .

Os Anéis em volta dos olhos, formando vários círculos indicam uma pessoa extremamente nervosa, que somatiza uma série de tensões, além de ter uma colite ulcerosa (círculo vermelho). Já a pigmentação escura(círculo preto) nos diz que a pessoa tem uma esplenopatia doença no baço, muitas vezes causados por excesso de químicas na alimentação. Encabeçando a lista de produtos químicos que transformam o ar que respiramos dentro de casa em uma virtual sopa química estão os compostos orgânicos voláteis, derivados petroquímicos encontrados em praticamente todos os materiais de construção e decoração — tintas, carpetes, compensados, painéis de madeira, muitos tecidos e adesivos. À temperatura ambiente, esses produtos químicos exalam lentamente vapores tóxicos. Só os carpetes podem conter mais de 120 produtos químicos quando adicionamos pesticidas, rodenticidas, retardantes de fogo, repelentes de manchas, produtos antiestáticos, colas, corantes e outros que os tornam mais duráveis e fáceis de limpar. E não podemos esquecer os produtos químicos tóxicos que fazem parte do nosso arsenal de higiene pessoal. Um simples frasco de xampu pode conter um coquetel de 10 ou mais químicos tóxicos, como o laurilsulfato de sódio — em pastas de dentes e na maioria dos sabonetes e xampus — que é um detergente utilizado para limpar motores industriais. Apesar da crescente comprovação de que produtos químicos estão fazendo muitas pessoas ficarem doentes, o sistema médico insiste em afirmar que os micróbios são a única fonte de doenças e considera qualquer outro problema imaginação fértil. Foi esta a conclusão a que chegou o relatório do Royal College, emitido em 1996, sobre a síndrome da fadiga crônica e a sensibilidade múltipla a químicos. Para entender as doenças degenerativas mais desconcertantes do Século 20, como esclerose múltipla, câncer ou AIDS, a medicina moderna precisa livrar-se da noção de que todas as doenças têm uma única causa e começar a pensar em termos de sobrecarga tóxica. Embora muitos estudos científicos excelentes provem que os produtos químicos podem prejudicar a saúde, a questão é saber exatamente como isto acontece. Simplesmente examinando sua composição molecular, não há como determinar, por exemplo, se um produto químico rompe hormônios. Um problema ainda maior é o efeito combinado dessas substâncias. Sabemos agora que o efeito combinado de dois ou três pesticidas, em níveis baixos encontrados na maioria dos ambientes modernos, aumenta até 1.600 vezes o efeito de cada um dos produtos químicos usados isoladamente. Isso deveria ser suficiente para testar os produtos químicos em combinações. Mas, como mostra a publicação Rachel’s Environment & Health Weekly, de 13 de junho de 1996: "Para testar apenas os 1000 produtos químicos tóxicos mais comuns em combinações de três, seria necessário fazer no mínimo 166 milhões de experimentos. Mesmo que cada experimento durasse apenas uma hora e 100 laboratórios trabalhassem 24 horas por dia, sete dias por semana, testar todas as possíveis combinações triplas de 1000 produtos químicos levaria mais de 180 anos." Essa constatação impressionante exige que todos nós protestemos mais alto contra a indústria para evitar o uso de todos os produtos químicos que não tenham sido amplamente pesquisados. Devemos insistir que, antes de comercializá-lo, os fabricantes tenham a responsabilidade de provar que um produto químico não é nocivo à saúde. O que acontece agora é que a maioria dos produtos químicos é considerada inocente até que se prove sua culpa. E, o que é mais importante, não podemos mais permitir que a tríade mortal dos conglomerados médico, farmacêutico e químico continue alegando que o início de uma ampla epidemia ambiental só existe em nossas cabeças — uma alegação que lhes permite saírem ilesos.(Fonte: The Ecologist, Vol 30, nº 5, julho/agosto 2000)
Para disfarçar o gosto do tabaco, as indústrias estão agora produzindo cigarroscom sabor de cacau, baunilha, alcaçuz ou temperos.Desta forma, a pessoa se torna dependente com maior rapidez e os adolescentes começam a fumar cada vez mais cedo.



Anel de Pele
Apresenta-se como um halo escurecido na última região da íris, que representa a pele. Indica dificuldade de eliminação pela pele de material tóxico. Geralmente associado a dificuldades circulatórias e metabólicas.

Intoxicação com metais pesados.
Você provavelmente é uma vítima deles!

Há vários anos os especialistas estão tentando alertar a opinião pública sobre a presença de metais pesados nos alimentos, nas obturações (amálgamas dentários) ou nas vacinas. Encontramos alumínio, mercúrio, níquel, chumbo, bário, estanho, arsênico, cádmio, etc., substâncias extremamente tóxicas para o organismo, também em diversos produtos de consumo comum. Os metais pesados absorvidos, respirados ou transmitidos pela placenta materna provocam um grande número de doenças e sintomas raramente ligados à presença dos metais no organismo. Os metais pesados vão se acumulando durante toda a vida do indivíduo nas gorduras, no cérebro, no sistema nervoso, nos músculos e a medicina acadêmica não leva em conta que esses produtos tóxicos provocam o efeito de uma verdadeira “bomba relógio”. Até 1991, por exemplo, um desinfetante alaranjado contendo mercúrio era usado para pincelar os ferimentos superficiais de milhões de adultos e crianças — inclusive de recém-nascidos para a desinfecção ao redor do umbigo. Hoje, o problema continua. Uma tintura cor-de-rosa, distribuída contra a coceira provocada pela catapora contém um derivado do mercúrio. Muitos desodorantes em bastão, bem como certos cosméticos, contêm sais de alumínio. A presença de sais de alumínio está claramente indicada na embalagem. A única coisa a fazer é jogar esses produtos perigosos no lixo e procurar produtos de qualidade que sejam inofensivos. Eles existem. Quase todos nós temos mercúrio na boca — outra informação inquietadora. Os amálgamas usados nos dentes de milhões de adultos (e de crianças) contêm mercúrio, cujo vapor intoxica todo o organismo da pessoa, com maior ou menor intensidade de um indivíduo para outro. Diariamente, absorvemos sem saber e sem querer doses de metais pesados que estão bem além das normas permitidas. Por outro lado, ninguém lhe diz que a maior parte das vacinas contêm alumínio e timerosal, um conservante a base de mercúrio. Durante anos e mesmo por toda a vida, idosos e crianças, recebem portanto regularmente, e em doses elevadas, produtos que intoxicam o organismo. Produtos que precisam ser depois tratados e eliminados se quisermos obter um estado de saúde normal.

Fizemos o melhor possível!

Um jovem ficou com dor de garganta. Foi ao médico, que receitou penicilina para a inflamação. A dor de garganta desapareceu. Três dias depois, no entanto, ficou com coceira e vergões vermelhos em todo o corpo. Um médico diagnosticou corretamente uma alergia a penicilina e receitou anti- histamínicos. A alergia desapareceu.
Os anti-histamínicos fizeram o jovem ficar sonolento e ele cortou a mão no trabalho. A enfermeira da empresa colocou pomada antibacteriana no ferimento. A pomada tinha penicilina e a alergia voltou. Achando que havia a possibilidade de uma grave reação anafilática, já que a alergia acontecia pela segunda vez, o médico receitou cortisona. A alergia desapareceu de novo. Infelizmente, o paciente ficou com dores abdominais e reparou que suas fezes continham sangue. O diagnóstico foi hemorragia por úlcera péptica, causada pela cortisona. Não foi possível controlar a hemorragia por métodos normais e o próximo passo foi uma gastrectomia parcial (retirada cirúrgica de parte do estômago). A operação foi um sucesso. As dores desapareceram e a hemorragia acabou. O paciente perdeu tanto sangue com as hemorragias e a cirurgia que foi indicada uma transfusão. Tomou um litro de sangue e logo contraiu hepatite em decorrência da transfusão. Jovem e cheio de energia, recuperou-se da hepatite. No entanto, no local da transfusão, apareceu um inchaço vermelho e doloroso, indicando uma provável infecção. Como já havia o problema anterior com a penicilina, o medicamento usado foi a tetraciclina. A infecção melhorou imediatamente. A flora intestinal foi afetada pela tetraciclina e apareceram espasmos abdominais dolorosos e uma diarréia muito forte. O paciente recebeu um antiespasmódico e tanto a diarréia quanto os espasmos desapareceram. Infelizmente, esse medicamento era da fórmula da beladona, um sedativo que contém atropina, que alivia espasmos e dilata a pupila. Esse efeito prejudicou a visão do rapaz, que bateu com o carro numa árvore e morreu instantaneamente. Esta é uma história verdadeira! Fonte: Artigo do Dr. Leonard Tishkin, em The Myth of Modern Medicine (O Mito da Medicina Moderna)

A intoxicação por metais pesados diminui nossas imunidades causando um desequilíbrio enzimático, Nunca houve tantos doentes como na época atual.E, sendo as enzimas a base da vida, podemos dizer que o desequilíbrio energético de que sofre a humanidade se traduz, no corpo físico, como desequilíbrio enzimático.A poluição atmosférica, a alimentação desvitalizada e envenenada por aditivos químicos e resíduos de inseticidas, os medicamentos quimioterápicos, antibióticos e anticoncepcionais inclusive, diminuem a produção e a atividade das enzimas, provocando as disfunções orgânicas que desencadeiam as doenças através de um desequilíbrio enzimático, chegarem à seguinte conclusão:
DOENÇAS CAUSADAS PELO DESEQUÍLIBRIO ENZIMÁTICO.-Desequilíbrio na transformação do alimento em hidrato de carbono; -Desequilíbrio na transformação do alimento em aminoácidos (ácido dentro da célula) e fora da célula (ácido úrico);-Desequilíbrio de gorduras;-Desequilíbrio na formação do ácido nucléico;-Desequilíbrio hormonal;-Anemias e doenças no sangue;-Doenças nos ossos;-Outras doenças.Para melhor ilustrar o que acabamos de falar, transcrevemos trechos sobre:a) Antibióticos;b) Aditivos químicos:Na foto a lado a íris direita e esquerda de um homem de 29 anos problemas nas vias respiratórias , má oxigenação celular periférica da pele, sofre de pequenas moléstias no membro inferior direito(preto).
Os antibióticos de tão mal usados, rapidamente se tornam inócuos diante dos microorganismos que deveriam combater – quando não se convergem em ameaças diretas a saúde de quem os consome.Embora não existam estatísticas, sabe-se que o Brasil se alinha entre os países que mais abusam dos antibióticos.Segundo Corrêa Lime (Presidente da Associação Médica Brasileira), 18,5% do dinheiro gasto com remédios, no ano passado, destinaram-se à compra de antibióticos.O uso indiscriminado desses remédios aumenta a resistência dos microorganismos, forçando o emprego de doses cada vez maiores. A dificuldade é crescente em controlar as infecções hospitalares, que a cada ano atingem cerca de 900 mil brasileiros, matando quase 80 mil deles.E aumenta o número dos males devidos aos antibióticos – da flebite às lesões gastrintestinais, da surdez ao choque anafilático Fonte (Isto É – 18-05-83.), imagine agora 23 anos depois como anda tudo isto.Os antibióticos, produtos químicos são exemplares de substâncias, que bloqueiam enzimas necessárias, ao funcionamento normal do organismo, pois, em princípio, todos os fenômenos fisiológicos são mediados por reações enzimáticas.Os venenos no Cardápio – Pesticidas agrícolas retidos pelos alimentos contaminam até o leite materno.Este é um dos artigos que a Isto É de 18-05-83, veio nos trazendo em detalhados e alarmantes comentários sobre o uso destes aditivos que os técnicos agrícolas vem usando para combater as pragas da lavoura.Há muito tempo se sabe que o DDT está presente no sangue de cada um dos habitantes do planeta.No Brasil, a confirmação de sua presença no leite materno, constatada na pesquisa do Instituto Adolf Lutz, é uma novidade. Coordenada pela química Walquíria Lara, a equipe do Laboratório do Instituto analisou 25 amostras de leite cedidas por voluntárias ou hospitais públicos.Os resíduos de DDT aparecem no leite em níveis de 10 a 2.610 microgramas por litro.A média de inseticida no leite das mulheres examinadas ficou em 181 microgramas/litro.As pesquisas do Instituto Biológico servem como frágil indicador do coquetel químico que compromete a alimentação nacional.A rigor,fica a impressão de que,se as pesquisas forem minuciosas, os resultados serão assustadores.Sem comentarmos sobre os conservantes, antioxidantes, espessantes, corantes, estabilizantes, edulcorantes, umectantes, e acidulantes.Todos esses aditivos químicos podem causar doenças com aparecimento de tumores, úlceras, câncer e enfarte do miocárdio. Por outro lado na década dos anos 30, pesquisadores japoneses trabalhando em busca de um produto não químico que suprisse a carência enzimática do homem moderno, ouviram falar de um elixir de longevidade milernamente conhecido no Japão.Seu uso tinha fundo religioso, e a fabricação caseira, até então sendo segredo de algumas famílias espalhadas por diversas regiões do país, foi descoberta pelos cientistas, era o extrato das enzimas de mais de 50 variedades de vegetais.Os cientistas têm desenvolvido técnicas de extração dessas enzimas,com finalidade aplicada na indústria, farmácia, agricultura, e outros.Dos vegetais (frutas, legumes, verduras, ervas, raízes e algas) podem-se retirar enzimas por processos naturais e depois administrá-las, por exemplo, como elemento terapêutico em vários distúrbios do sistema enzimático humano, relacionados com o funcionamento dos nervos, músculos, órgãos internos, cérebro, circulação, respiração, digestão, excreção, e resistência a infecções e outros. Fonte (amor a vida)

Iridologia como diagnóstico é um método fácil de diagnosticar aquilo que não conseguiram diagnosticar.

Textos interessantes...


CICLO LUNAR OU FASES DA LUA

Márcia Mattos - Astróloga

Entre os povos antigos, o Sol e a Lua eram adorados como deuses, já que eram fontes supremas da energia que fluía para a terra. O período da Lua Nova era sagrado, pois o Deus Sol e a Deusa Lua eram um só. Envolvida pela luz do Sol, a Lua ficava carregada de seu poder vital. Na medida em que a Lua crescia, ela gradualmente refletia e distribuía a luz do Sol para a terra, marcando o período fértil e destinado ao crescimento.Na fase Cheia, a Lua se tornava igual ao Sol, liberando para a terra a sua força total de transmissão do poder do "astro-rei". Então, como que exausto de tanta atividade, ela começava a minguar. Na terra, a vitalidade decaía, esperando a renovação da fertilidade quando os dois deuses estivessem unidos outra vez. Para os antigos, os ciclos lunares acabavam por se transformar no calendário celeste. A contagem das luas se tornou o fundamento para nossa idéia atual de mês e a estrutura interna ou as fases da Lua se tornaram um fundamento da nossa idéia atual de semana. Para eles, o tempo era cíclico, estruturado em fases, e cada uma tinha determinada qualidade e características próprias, que tornava algumas atividades apropriadas para algumas fases e impróprias para outras.As fases da Lua se referem à relação entre o Sol e a Lua do ponto de vista da terra.

A Lua Nova

Inaugura um novo ciclo. É a semente do ciclo lunar que começa. O mapa astrológico levantado para a Lua Nova é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima. Simboliza um novo impulso ou oportunidade para crescimento. No entanto, o ciclo que se inicia não começa de um só golpe. A princípio, sente-se um alívio ou libertação das pressões do mês anterior, mas aquilo que vai ser desenvolvido durante o mês que se adianta emerge gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver ainda não é um fato real, mas apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores. O signo do zodíaco onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.

O Lua crescente

Indica um crescimento (começado na Lua Nova) que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos o assuntos não resolvidos no passado. Idealmente, esse seria um período para vencer os obstáculos não resolvidos. É, aliás, o que deve acontecer se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. O quarto crescente nos aponta um quadro de necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas aqui e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar. Aqui, o que quer que esteja sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Há emergência, independência, atividade e comprometimento. Não é hora de fugir.

A Lua Cheia

Culminam a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos (durante a fase crescente) as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.

Lua Minguante

Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua Minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências, deve ser deixado de lado. O momento aqui é ultra favorável a "insights". Questionando posicionamentos antigos, poderemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período "semente" entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.

Trecho da apostila "A Lua: seus múltiplos significados e atributos", da astróloga Márcia Mattos.











O PERDÃO

Não existe nada mais difícil do que o perdão. Nada. E aqui, é bom sempre deixar claro, não estou me referindo ao perdão vulgar, aquele em que a vovó passa a mão na cabeça do netinho que acabou de quebrar um caríssimo vaso de cristal ao brincar de bola dentro do apartamento. Perdão – com “p” maiúsculo.
Não sou cristão por um motivo simples: não consigo acreditar em algumas premissas básicas do cristianismo, como a divindade de Jesus e a Ressurreição. Isso não me impede de admirar o Homem de Nazaré. Até porque, como a grande maioria dos brasileiros, tive, na infância, uma educação católica.
Nos últimos dias, tenho pensado muito sobre algumas frases derradeiras de Jesus Cristo. Na cruz, por exemplo, ele pede ao Pai que perdoe as pessoas, porque elas não sabiam o que estava fazendo. Uau! Não se trata somente de uma fala de mártir e nem tampouco de perdão em estado bruto; é preciso reconhecer um bocado de orgulho na frase. Sim, porque se “eles” não sabem o que fazem é porque “eu” sei o que estão fazendo de errado. Sabedoria esta, tenho de reconhecer, própria de um Deus humano.
Sou humano, sem pretensões de me tornar Deus. Mas o perdão que sou capaz de dar, infelizmente, passa pela mesma idéia: a constatação do erro e, posteriormente, da ignorância que a ele conduz. Não é algo nobre. E dói. Ah, como dói.
Um dos problemas desta postura algo arrogante de quem perdoa porque entende é que ela nos leva a um poço fedido de desespero seco. Por uma destas coincidências que me recuso a acreditar que sejam fruto do acaso, ontem estava lendo A Arte de Se Salvar (Imago), de Nilton Bonder. Logo no início, me deparo com um interessante raciocínio que coloca Desespero e Fé em patamares semelhantes, sendo que o primeiro dá início ao Cinismo, enquanto a segunda nada mais é do que uma forma superior de Liberdade.
O perdão que, hoje, sou capaz de dar me conduz ao Cinismo. Que se manifesta até fisicamente: o silêncio, o queixo algo empinado, o olhar vazio. Quero – e tenho trabalhado para isso – poder oferecer a meus algozes, cientes disso ou não, o perdão da Fé, que é libertário.
Há momentos, sinto, em que sou tocado por este verdadeiro Dom: por um átimo, entendo que a crucificação é um fato, saibam ou não o que estão fazendo. Eu os perdôo quando desprezo o que é motivado pela ignorância. Pode parecer contraditório, até, mas o fato é que é mais fácil perdoar quando se sabe o que realmente motiva algum ato de violência. A ignorância é a mais débil das desculpas.
Mas… e quanto ao passado? Como perdoar o que se tem gravado a sangue na memória? E como perdoar sem ser tomado pelo Desespero que conduz ao Cinismo? Para mim, isto tudo ainda é um mistério. Sei que a resposta do enigma passa pela compreensão absoluta de que os homens são livres – inclusive para se magoarem. Apenas não sei, ainda, como combinar no anagrama perfeito as letras desta tal Liberdade.

http://www.polzonoff.com.br/o-perdao.htm









O GUERREIRO DA LUZ E SEUS DEMÔNIOS

O guerreiro da luz passa a acreditar que é melhor seguir a luz. Ele já traiu, mentiu, desviou-se do seu caminho, cortejou as trevas. E tudo continuou dando certo - como se nada tivesse acontecido. Mas agora ele quer mudar suas atitudes.Ao tomar esta decisão, escuta quatro comentários: "Você sempre agiu errado. Você está velho demais para mudar. Você não é bom. Você não merece".Então olha para o céu. E uma voz diz: "bem, meu caro, todo mundo já fez coisas erradas. Você está perdoado, mas não posso forçar este perdão. Decida-se".O verdadeiro guerreiro da luz aceita o perdão, e passa a tomar algumas precauções.Um novo passo em falsoComo nada muda da noite para o dia, o guerreiro dá um novo passo em falso e mergulha mais uma vez no abismo. Os fantasmas o provocam, a solidão o atormenta. Como agora tem mais consciência de seus atos, não pensava que isto fosse tornar a acontecer.Mas aconteceu. Envolto pela escuridão, ele se comunica com seu mestre."Mestre, caí de novo no abismo", diz . "As águas são fundas e escuras""Lembra-te de uma coisa", responde o mestre. "O que afoga não é o mergulho, mas o fato de permanecer debaixo d'água".E o guerreiro usa o resto de suas forças para sair da situação em que se encontra.Tendo cuidado com os comentáriosUm guerreiro sabe que as trevas utilizam uma rede invisível para espalhar seu mal. Esta rede pega qualquer informação solta no ar, e a transforma em intriga. Tudo que é dito a respeito de alguém, sempre termina chegando aos ouvidos dos inimigos desta pessoa, acrescido da carga tenebrosa de veneno e maldade.Por isso o guerreiro, quando fala das atitudes de seu irmão, imagina que ele está presente, escutando o que diz. Assim, desenvolve a arte da prudência e da dignidade.E fica cada vez mais perto da luz que entrou pela sua janela, e agora ilumina toda sua alma.

Mago Paulo Coelho emManual do Guerreiro da Luz

Teste